Terapia de casal, aprenda o que é, como funciona e quais seus principais benefícios!
Sabe aquela cena de filme que mostra um casal em uma sessão de terapia? Certamente ela habitou nosso imaginário por muito tempo, entretanto, nos últimos anos ela vem se tornando cada vez mais real. Com o aumento da sua popularidade da terapia de casal, aumentam também as dúvidas a respeito dela. Se você tem dúvidas sobre essa modalidade, vem comigo que nesse texto iremos tirar algumas delas e mostrar os principais benefícios da terapia de casal!
O que é a terapia de casal?
A terapia de casal, é uma categoria da psicoterapia que vem apresentando uma demanda crescente nos últimos anos. Está se tornando uma alternativa cada vez mais frequente para os casais que vêm enfrentando problemas sérios em suas relações. Afinal, nem só de amor vive uma relação feliz e saudável, muitas vezes precisam de terapia também!
O que difere a terapia de casal das terapias individuais, é que muito embora ambas visem o bem-estar de cada indivíduo envolvido no processo, a de casal procura promover esse bem-estar através da identificação e da resolução dos problemas do casal! Afinal, nossa vida relacional é um fator importante para nossa felicidade, não é?
Como a Terapia de Casal funciona?
Na terapia de casal, o terapeuta vai agir como uma terceira parte, neutra, que vai ajudar o casal a chegar na raiz do problema, para isso, irá conduzir discussões sobre as dificuldades que o casal vem atravessando. Nessas discussões, o que irá acontecer ou quais perguntas serão feitas é variável, uma vez que cada relação é uma relação, porém, geralmente são perguntas que visam ajudar o casal a se comunicar melhor, a elaborar melhor seus desejos e demandas, a entender o ponto de vista do outro e também a se fazer entendido sem ter que silenciar a outra parte.
Agora que entendemos como funciona, vamos ver se a terapia de casal é a solução para você!
Para quem a terapia de casal é indicada?
A terapia de casal é para todo e qualquer casal que tem problemas e por menor que seja, acredite que esse problema merece atenção e inclusive a ajuda de um profissional qualificado para ajudar em sua resolução.
A maioria dos casais procuram ajuda após um dano significativo ter sido causado. Geralmente, quando alguma das partes se depara com eminência do término, a terapia de casal é cogitada como a última alternativa para restaurar a relação. Em casos de uma relação já muito fragilizada, a terapia é mesmo fortemente recomendada. Só precisamos estar cientes de que a demanda energética e de tempo requeridas será maior. Nesses casos, é importantíssimo que ambas as partes estejam realmente comprometidas com o processo.
Ainda é um número menor, mas casais recentes que começaram a mapear alguns problemas, já procuram uma terapia de casal logo cedo, antes mesmo desses problemas começarem a desgastar a relação. Essa é também, uma iniciativa muito importante, diagnosticando de forma precoce, problemas que poderiam vir a deteriorar a relação não vão ter um impacto tão destrutivo, porque através da terapia, o casal vai adquirir ferramentas para lidar com esses conflitos.
Qual é o objetivo da terapia de casal?
Nesse tópico, muitas pessoas têm uma visão equivocada, para sanar melhor essa dúvida, vamos começar entendendo o que não é objetivo da terapia de casal. Entender o real objetivo é fundamental para compreendermos os benefícios da terapia de casal!
O que NÃO é objetivo da terapia de casal?
É preciso salientar que o objetivo da terapia de casal não é a reconciliação. Claro, a reconciliação pode acontecer e quando isso acontece de forma orgânica e saudável, é ótimo! Por outro lado, existem casos que não é possível e sendo assim, permanecer na relação não é a melhor alternativa, nesses casos é preferível conduzir o término de forma respeitosa.
Também não é o objetivo da terapia de casal, conduzir o casal ao término ou à separação. Outra concepção equivocada é a de que quem faz terapia de casal, acaba se separando.
Assim, entendemos que de forma geral, não é objetivo do terapeuta decidir o que deve ser feito da relação.
Por fim, embora a terapia de casal tenha o compromisso com o bem-estar de cada indivíduo envolvido, não é responsabilidade dela a resolução de questões individuais, nesses casos é recomendado que a parte envolvida se engaje também em uma terapia individual.
Agora, vamos aprender qual é o real objetivo da terapia de casal, continua aqui comigo!
O que realmente é objetivo da terapia de casal?
O objetivo da terapia de casal, como nas demais terapias, é conduzir o paciente a descobrir e realizar aquilo que é melhor para si. Na terapia de casal, através dos aprendizados que o casal teve a partir das sessões, os pacientes irão decidir o rumo que a relação irá tomar. O papel do terapeuta é ser um facilitador que vai garantir aos indivíduos, as ferramentas para que esses possam tomar as decisões de forma lúcida e consciente.
Assim, percebemos que a terapia de casal não tem um compromisso com a reconciliação do casal. O compromisso da terapia é fazer com que o casal lide bem com qualquer desfecho que a relação venha a ter. Em caso de uma separação após a terapia, os indivíduos terão um reportório melhor para lidar com o término e terão uma maior probabilidade de passar por esse processo com resiliência e de forma respeitosa.
Uma vez entendido seus objetivos, vamos agora ver melhor quais são os benefícios desse acompanhamento!
Os 7 principais benefícios da Terapia de Casal!
A terapia de casal, possui benefícios específicos que ajudam os pacientes a construírem uma relação melhor e mais saudável, proporcionando a cada um dos envolvidos, uma melhor qualidade de vida.
Agora, vamos ver de forma mais específica, quais os principais benefícios que a ela tem para oferecer!
Melhorar as habilidades comunicativas do casal.
Esse certamente é um dos benefícios mais importantes, afinal, a comunicação é o principal fator de toda e qualquer relação, sem ela, seríamos incapazes de nos relacionar. Uma boa comunicação é fundamental em todas as searas da relação, desde a demonstração de afeto até a resolução de problemas.
Através de exercícios de comunicação, é possível melhorar essa habilidade para relação e para todos os aspectos da vida do paciente. Com isso, o casal passará a se entender melhor, a expressar melhor seus sentimentos, suas demandas, bem como aquilo que apreciam no outro, além de também entenderem melhor os incômodos do parceiro. É sobre aprender a ouvir e ser ouvido.
Compreender de forma profunda, a dinâmica do relacionamento.
Outro benefício muito importante, é o desenvolvimento de um conhecimento mais profundo da relação. Através da terapia, é possível compreender questões estruturais do relacionamento como por exemplo: A relação é uma relação horizontal? Quem detém o poder? Esse poder é exercido de forma negativa? Em quais aspectos a relação está sendo tóxica para alguma das partes? Existem padrões negativos que se repetem? Por que aquele determinado assunto sempre termina em discussão?
Ter o conhecimento estrutural dessas e de outras questões, é fundamental para construir alternativas para mudá-las, caso seja necessário.
Recuperar a confiança no parceiro.
Sabemos o quanto é difícil confiar em alguém, afinal, confiança é algo que se constrói e leva muito tempo. É preciso uma série de atitudes que aos poucos, nos fazem sentir que aquela pessoa é confiável. No entanto, basta um erro e todo esse trabalho de formiguinha se perde. Se construir é difícil, reconstruir muitas vezes é ainda mais complicado. Questões mal resolvidas volta e meia vêm à tona e nos impedem de progredir nesse processo.
A terapia de casal pode ser de grande ajuda na resolução de questões que impedem o paciente de reconstruir a confiança no parceiro. Ela ajuda a identificar como essa confiança foi quebrada e posteriormente, irá trabalhar para que haja a compreensão e o perdão genuíno. A partir daí, o casal pode construir um ambiente onde ambas as partes se sentem mais seguras e confiantes na relação.
Aprender a lidar melhor com as diferenças.
Cada indivíduo é um ser único, afinal, temos experiências de vida particulares e crenças singulares. Na convivência a dois, muitas vezes, essas diferenças se tornam motivos de problemas, dificultando a tomada de decisão nos assuntos do casal. Isso pode ser desgastante e se tornar motivo de desentendimentos recorrentes.
Antes de mais nada, o terapeuta não irá tentar conduzir o casal a pensar da mesma forma, mas com certeza vai estimulá-los a entender melhor a perspectiva do outro, o porquê do outro pensar dessa forma, enxergar o ponto positivo naquele pensamento divergente e deixar um pouco o egoísmo de lado.
Fortalecer os laços afetivos e a amizade do casal.
É comum na vida do casal, principalmente depois de anos juntos, que exista um afastamento entre os dois. Isso acontece de forma não intencional, quase que imperceptível, até chegar num ponto em que praticamente não se comunicam mais, não sabem o que acontece na vida do outro e um hiato enorme se constrói entre os dois.
Assim, assumir um compromisso com a terapia, dedicar esse tempo para interagir com o parceiro, conversar, entender e acolher o outro, vai ajudar muito a construir de novo esse laço e destruir, aos poucos, as barreiras que se ergueram entre os dois.
Ajudar a entender os sentimentos e expectativas com o relacionamento.
É normal termos sentimentos ambíguos com a nossa relação e também dúvidas quanto à permanência nela. A possibilidade de seguir adiante muitas vezes pode parecer mais atrativa. Via de regra, quando estamos em uma relação, vamos querer salvá-la e tentar o caminho da reconciliação, afinal, restaurar a relação e fazê-la feliz novamente é um ideal maravilhoso, mas nem sempre é o melhor, temos que entender que nem sempre é possível.
Diante das dúvidas que atravessam cada um, a terapia de casal pode ser fundamental para desenvolver consciência sobre os próprios sentimentos e expectativas, para a partir daí, fazer as melhores escolhas para ambos.
Melhorar a intimidade e a vida sexual.
Queixas referentes à perda da intimidade e à baixa frequência sexual e afetiva são mais comuns do que imaginamos. Muitos pacientes relatam o apagar das chamas da relação com o passar dos anos.
O terapeuta pode conduzir o casal em um caminho de descobertas e de autoconhecimento, proporcionando assim, um mergulho profundo em seus desejos, a fim de garantir um repertório mais criativo e satisfatório para ambos. Os benefícios nesse sentido, vão muito além do físico, uma vez que melhorar a confiança, a comunicação e os níveis de satisfação com a relação, é importantíssimo para recuperar a intimidade e afetividade que vinham adormecidas.
Afinal, a terapia de casal é mesmo efetiva?
Até aqui, aprendemos bastante, inclusive, os principais benefícios da terapia de casal, mas será que ela é mesmo efetiva para alcançá-los?
Algumas pessoas têm receio de a terapia tornar as coisas piores e realmente, essa possibilidade existe. Alguns terapeutas, devido à falta de experiência adequada ou ao uso de uma abordagem inadequada para o caso específico, podem acabar piorando a situação.
Mas nós da DevirSer garantimos que sim, com mais de 30 anos de experiência, uma vasta formação acadêmica na área e um espaço aconchegante, estamos prontos para acolher aqueles que precisam de uma orientação personalizada.
Nesses 30 anos, Denise realizou incontáveis atendimentos e ajudou inúmeros casais a trilharem um caminho mais saudável e harmonioso, vem com a gente nessa linda jornada do autoconhecimento, conheça nossa página de serviços agende já a sua consulta!